Aprenda montar uma sala de cinema em casa

CINEMA1A combinação da telona do cinema com o escurinho e a pipoca é simplesmente perfeita e difícil de resistir. Entretanto, ainda que as telonas e cadeiras reclináveis mantenham seu charme, assistir filmes e séries favoritos no conforto do sofá também tem suas vantagens. Graças à tecnologia avançada, alguns toques na decoração e investimento não muito alto em equipamentos de áudio e vídeo fazem o sonho de ter um cinema em casa se tornar realidade.

Em primeiro lugar, não é necessário ter uma mansão com ambiente exclusivo. Você pode aproveitar aquele cômodo que está lá sem nenhuma utilização, que funciona como depósito, ou até mesmo a própria sala de estar, tudo sem custos absurdos e gastos excessivos.

Com a popularização das TV’s inteligentes, internet e acesso a aplicativos, ter o próprio cinema na sala de casa nunca foi tão fácil. Já é possível encontrar no Brasil aparelhos Smart de 48 polegadas e experiência 3D com preços bem convidativos. Caso sua TV não seja Smart, mas quer aproveitá-la mesmo assim, basta comprar o acessório baratinho, semelhante a um pen drive, capaz de converter o aparelho com entrada HDMI em Smart TV.

Para realmente entrar no clima do cinema, não basta só imagem de qualidade e balde de pipoca. O som também tem que corresponder à experiência das telonas e, para isso, nada melhor do que um home theater. Com diversos modelos que atendem os gostos e necessidades disponíveis no mercado, você encontra bons aparelhos por preços camaradas. Para quem gosta de mais sofisticação, há no comércio modelos com mais recursos, como opção 3D.

Por mais que seja tentador ir à loja e comprar o que existe de mais moderno em mobília e eletroeletrônico, o que você já tem em casa também permite múltiplas possibilidades. Use a criatividade! Ao invés de trocar todos os móveis da sala, renove o ambiente com mudanças pequenas e que não custem muito. Por exemplo, almofadas novas podem criar conforto extra enquanto você não troca o sofá. Outra dica é optar por rack suspenso, que aumentará a amplitude da TV até você comprar uma televisão maior.

CINEMA2Mas se você é consumista declarado, vale apena então apostar em lojas de objetos usados para compra dos itens decorativos e de mobília. A maioria deles, por exemplo, tem grande variedade de poltronas, mesas, cadeiras e eletroeletrônicos a baixo custo. Você ainda pode dar cara nova a alguns deles, trocando as capas e tecidos ou até mesmo envernizando. Fica sensacional!

Parece simples, mas decorar sua sala de estar para que ela vire uma verdadeira sala de cinema não é tarefa fácil. Por isso, nosso objetivo hoje é mostrar como você pode transformar a própria sala em um espaço aconchegante e empolgante para toda família sem grandes investimentos.

Se sua sala é bem clara ou recebe muitos ruídos externos, invista em cortinas, de preferência aquelas grandes que vão do teto ao chão, que além de minimizar o barulho deixam o ambiente escurinho quando necessário.

Mesinhas de café ou laterais a custo baixo também são bem-vindas para apoiar copos e a pipoca. Afinal, o que seria o cinema sem comilança?

Se você é colecionador de DVDs é importante ter prateleiras e estantes, mas lembre-se de colocá-las nas paredes ao redor e nunca no meio para não atrapalhar a visão da tela.

Evite pintar as paredes com cores gritantes. Opte por tons de cinza, preto, ou marrom. Essas cores não refletem as imagens da TV.

Use pôsteres de cinema retrô para dar toque especial na decoração da sua casa. O pôster é simples, barato e ainda tem iluminação para dar charme ao local. Se não quiser comprá-los, dicas na internet ensinam a fazê-los. Bobinas de filme antigas também são boa opção para decorar e apimentar a sala de cinema da sua casa.

Não precisa trocar a iluminação do seu cômodo e colocar lâmpadas embutidas para deixar um clima de meia luz. Você pode investir em luminárias que costumam ser baratas e tem infinidade de modelos no mercado.

Eai, preparado para sentar no sofá com o balde de pipoca e ter todo o ambiente de cinema à sua volta?

 

Revista Condomínios & Residências 

abril/2017