FOTO RENATO

Renato Fontes nasceu em São Bernardo do Campo, em 21 de agosto de 1990. É formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2013). Profissional cadastrado sob MTB nº 0076435/SP.

Começou a carreira profissional em 2010, como repórter (estágio) de Cidades no Diário Regional, em Diadema (SP).

Em abril de 2012, foi contratado para participar da implantação do Departamento de Comunicação da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André. Foi responsável pelo desenvolvimento de comunicados internos, peças de comunicação, comunicados, e-mail marketing e newsletter, planejamento de eventos institucionais e atualização de conteúdo em mídias sociais e murais.

Entre novembro de 2012 e dezembro de 2013 fez parte da Redação Multimídia (UMESP) como repórter (estágio) nas editorias de Política, Cidades, Saúde e Esportes pelo Rudge Ramos Jornal, portal RROnline e seus produtos multimídia, em São Bernardo do Campo.

Formado, foi contratado em janeiro de 2014 para ser repórter na TV Sul Educativa de Guaxupé (MG). Por mais de um ano cobriu as editorias de Política, Cidades, Saúde, Esportes, Economia, Entretenimento, Agricultura e Meio Ambiente. Permaneceu na emissora até 5 de fevereiro de 2015.

Entre outubro de 2015 e agosto de 2016, prestou serviços como repórter (freelancer) para o  Diário do Grande ABC.

Entre março e abril de 2017, foi repórter (freelancer)  de Cidades no ABCD Maior, de São Bernardo do Campo.

Entre junho e julho de 2017, foi redator (freelancer) na RIT TV (Rede Internacional de Televisão).

Atualmente, presta serviços como redador (freelancer) para a revista Condomínios & Residências (São Bernardo do Campo) e como repórter (freelancer) para os cadernos “Grana” e “Nas ruas” do Agora São Paulo (Grupo Folha).

* Principais realizações e resultados alcançados

Foi um dos autores do ‘O Esporte que Nocauteou o Boxe’, livrorreportagem que conta a trajetória das Artes Marciais Mistas (AMM), mais conhecidas pela sigla MMA (do inglês: Mixed Martial Arts). Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que lhe rendeu nota 10 (2013).

Foi jornalista freelancer na edição comemorativa dos 80 anos da maior exportadora de café do mundo. ‘Cooxupé: 80 anos de Cooperativismo’ – Revista Mídia – Guaxupé (2012).

Ganhou uma vez o Prêmio Destaque de Jornalismo na categoria: Meios e Linguagens jornalísticas (2011).