Prefeitura amplia alimento orgânico na merenda escolar

COMIDAO prefeito João Doria (PSDB) anunciou ontem o lança­mento do programa Alimen­to Saudável, com o objetivo de ampliar a compra de or­gânicos utilizados na meren­da das escolas da rede muni­cipal de ensino. Já no próxi­mo mês os estudantes deve­rão encontrar no cardápio hortaliças e verduras, polpas de frutas, bananas nanica e prata e iorgute de frutas.

O prefeito também anunciou que desistiu totalmente da proposta da farinata (composto produzido a partir de alimentos prestes a vencer) em qualquer esfera municipal (como a merenda ou Assistência Social). “Dada a polêmica, entendemos que não seria adequado insistir nesse projeto”, disse.

Além do arroz orgânico, presente na merenda desde a gestão Fernando Haddad (PT), fubá, suco de uva, carne suína e iogurte já estão sen­do comprados da agricultura familiar em 2017. “Temos o objetivo de am­pliar a qualidade com a re­dução de processados e am­pliação de produtos in natu­ra, inclusive orgânicos e de produtores familiares”, afir­mou o prefeito. O projeto também preve a implantação de mais de 200 hortas pedagógicas em escolas.

“Da agricultura familiar, a prefeitura já compra desde 2012 e isso foi sendo am­pliado. Mas é a primeira vez que recebemos chamadas para compras de verduras e hortaliças da agricultura fa­miliar de São Paulo, produzi­das em São Mateus e Pare­lheiros”, afirmou o secretário municipal da Educação, Ale­
xandre Schneider.
Quem gostou da novidade foi a dona de casa Mariana Pereira, 57 anos, que tem um neto matriculado na rede municipal, na Vila Califórnia (zona leste). “Alimentar-se bem ajuda no crescimento e no desempenho escolar. Resta saber se isso será cum­prido à risca ou ficará apenas na promessa”, declarou.

Aplicativo

Doria também anunciou que deverá começar a funcionar no mês que vem um aplicativo de celular para os pais poderem acompa­nhar o cardápio que é servi­do em todas as escolas mu­nicipais. O aplicativo Prato Aberto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Unesco.