Receita libera consulta ao terceiro lote do IR

Personal accounting

A Receita libera hoje a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2017. Este lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2016. Serão pagos R$ 2,8 bilhões para 2,012 milhões de contribuintes. A consulta pode ser feita no site da Receita (receita.fazenda.gov.br) e pelo telefone 146.

A grana cai na conta na terça-feira. O valor da restituição do IR é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic.

Quem receber neste lote terá correção de 3,54%. Assim como nos lotes an­teriores, a Receita dá prefe­rência para grupos específi­cos. Ao todo, 45.576 idosos e 6.555 pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave serão benefi­ciadas. Esses grupos conti­nuam tendo prioridade mes­mo que caiam na malha.

Se não houver pendências e mesmo assim o nome não constar na lista do terceiro lote, o contribuinte terá que aguardar. “Como funciona por ordem de entrega da de­claração, a restituição poderá sair até dezembro”, explica Joaquim Adir, supervisor na­cional do Imposto de Renda.

Os próximos lotes de restituição do IR serão liberados nos dias 15 de setembro, 16 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.