Abuse das frutas, legumes e verduras no verão!

frutas-2Com a chegada do verão e consequentemente os dias mais quentes, nosso corpo precisa de vitaminas diferentes de outras épocas do ano. Frutas, legumes e verduras são alimentos que podemos ingerir em grande quantidade, várias vezes ao dia e por anos, sem qualquer tipo de preocupação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir diariamente pelo menos cinco porções de hortaliças e frutas na alimentação. É claro que essa quantidade poderá variar dependendo das calorias da dieta e de outras necessidades específicas do seu organismo.

Eles estão inseridos no grupo dos alimentos chamados de reguladores e recebem esse nome porque regulam funções do organismo, como por exemplo, facilitam a digestão, a absorção dos demais nutrientes, protegem a pele, a visão, os cabelos, os dentes, aumentam a resistência contra infecções, melhoram o funcionamento intestinal, entre outras.

O Brasil possui abundância de frutas e verduras que é da dar inveja a qualquer nação do mundo. Em todas as estações do ano temos à disposição uma enorme variedade deles, entretanto o país está longe de ter um cardápio exemplar. De acordo com a última pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, somente 10% dos brasileiros conseguem atingir a meta diária de cinco porções. Para que este número cresça, é preciso mudança de hábito.

Você não precisa se preocupar se gastará muito para manter a saúde em dia e deixar o corpo em forma. Esses itens ficam, em média, 20% mais em conta nesta época do ano, além de estarem mais bonitos e ricos em nutrientes. O ideal é escolher alimentos orgânicos, de preferência que sejam da época.

frutas-3As frutas podem ser totalmente aproveitadas em nosso cardápio, em sucos, vitaminas, saladas e sobremesas. Melancia, laranja, mamão, melão e abacate, por exemplo, devem figurar constantemente na nossa dieta. Todos eles possuem alto teor de água e propriedades antioxidantes, que limpam o organismo. O damasco, que auxilia nas digestões pesadas; o pêssego, que tem poucas calorias e ameixa, rica em vitamina A e minerais como ferro, cálcio e fósforo, que ajudam a eliminar a prisão de ventre, completam as opções para seu menu.

As chamadas hortaliças verdes, como brócolis, rúcula, alface, agrião, couve e espinafre, por exemplo, também são estrelas no cardápio de verão. Devido à fonte inesgotável de vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde, essas verduras são tentadoras. O ideal é comer um prato de salada com folhas e tomate antes do prato principal da refeição.

Outra forma de usar verduras é fazendo sopas leves. Nesse caso, uma combinação de hortaliças vai ajudar na queima de gorduras, facilitando o emagrecimento e ainda trazendo outros benefícios à saúde.

Diferentemente dos alimentos industrializados, o consumo de frutas e verduras deve acontecer o mais rápido possível. Para que não haja desperdício, você deve comprá-los em pequenas quantidades, especialmente se optar por orgânicos, não processados.

Além disso, os nutrientes saudáveis começam a diminuir ao longo do tempo. Depois de certo período armazenado, as bactérias prejudiciais podem começar a proliferar. Consequentemente, o teor de vitaminas presentes em vegetais degrada rapidamente, dificultando, assim, seu impacto benéfico. E nada de colocar o bicarbonato de sódio para deixar o alimento mais verdinho, pois ele destrói algumas vitaminas importantes!

Siga algumas dicas:

  • frutas-4Coma diariamente hortaliças e frutas variadas. Procure deixar seu prato bem colorido, pois haverá maior variedade de nutrientes e substâncias bioativas;
  • Busque comer esses alimentos frescos, crus ou cozidos pelo menor tempo possível;
  • Lembre-se: o custo-benefício para a saúde consumindo refrigerantes e sucos artificiais não compensa, porque eles têm principalmente açúcar, água com gás, corantes e aditivos. Portanto, aposte em sucos naturais.
  • Carregue consigo pequenas porções de frutas, pode ser até mesmo as desidratadas, vendidas nos supermercados. Ambas são um ótimo petisco!

Cabe a você tirar proveito de tudo o que a natureza oferece nesta época e desfrutar de todas suas propriedades, comendo saborosas frutas e verduras, que certamente o seu corpo agradecerá.

 

Revista Condomínios & Residências 

janeiro/2017