Conheça os benefícios da caminhada diária

caminhada-1A caminhada é um exercício simples, barato e é considerada a porta de entrada para crianças, jovens, adultos e idosos que querem aderir a um estilo de vida mais saudável.

É bem provável que essa seja a atividade física mais antiga do mundo. De acordo com estudiosos, nossos ancestrais percorriam em torno de 20 a 40 quilômetros por dia efetuando caça, pesca e colheita. Hoje em dia, em decorrência dos hábitos de vida moderna, nos tornamos cada vez mais “tecnológicos” e sedentários, contrariando os costumes de nossos antepassados. Estima-se que, em nossas atividades rotineiras urbanas, percorremos uma distância de apenas dois quilômetros por dia.

Seja na rua, nos parques, na praia, no campo, na esteira de academia ou na área interna dos grandes centros comerciais, especialistas afirmam que andar 30 minutos por dia, cinco dias por semana, aumenta o condicionamento físico, fortalece o sistema imunológico e melhora as funções cognitivas. Quem garante isso é uma pesquisa norte-americana realizada com mais de 45 mil pessoas, que foi a fundo e comprovou que andar diminui em 7,2% o risco de hipertensão, o colesterol alto em 7%, a diabetes em 12.3% e doenças coronarianas de 9% a 12,3%. O gasto calórico é de 200 a 400 Kcal/hora e a queima de gorduras dependerá do tamanho do trajeto percorrido, sexo, idade e metabolismo.

Por ser um esporte muito simples, não requer equipamentos ou roupas específicas, entretanto, a escolha do tênis é de extrema importância, pois calçado adequado é essencial não só para diminuir o impacto sobre as articulações, como também para não sobrecarregar os músculos. Um tênis inapropriado para seu tipo de pisada pode provocar dores no tornozelo, joelho, quadril e até na coluna.

Resolvida questão da vestimenta e do calçado, que tal procurar um médico, de preferência um cardiologista, e realizar um teste de esforço para saber se está apto a realizar tal atividade física? Caso sofra de obesidade mórbida, hipertensão arterial ou algum outro tipo de acometimento é importante que o exercício seja praticado apenas com a orientação de um educador físico para que seja realizado de maneira correta.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar os seus resultados:

  • caminhada-2Faça alongamentos antes de caminhar, isso é importante para evitar lesões e deixará seu corpo mais flexível.
  • Jamais realize o exercício em jejum. Antes de começar a atividade, coma algo leve e tome um ou dois copos de água. Durante e depois da caminhada, procure se hidratar com água, suco ou isotônico.
  • Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia; vista roupas leves, use protetor solar no rosto e nas áreas que ficarão expostas durante o exercício, aplicando meia hora antes de sair de casa, além de usar chapéu ou boné para proteger o pescoço e o rosto.
  • O exercício deve ser sempre iniciado devagar. No principio, pode realizar a caminhada por 20 minutos, três vezes por semana. Fazer alongamento de membros inferiores e superiores antes e depois da caminhada é imprescindível.
  • Ao caminhar, mantenha um ritmo e evite parar no momento da atividade. Além disso, postura ereta e os braços com movimentos alternados, bem ritmados com seus passos. Apoie primeiro o calcanhar, e só então o restante do pé.
  • Outra recomendação é manter o olhar na horizontal e abdômen contraído.
  • Por fim, participe de grupos de caminhada ou caminhe com amigos, isso ajuda a manter a motivação e evita a desistência precoce.

Você está esperando o quê para começar a se exercitar? Não perca mais tempo. Abandone o sedentarismo e aproveite o clima de verão para ter uma boa caminhada.

 

Revista Condomínios & Residências 

dezembro/2016