Obras de arte valorizam decoração e transmitem personalidade

arte-1Obras de arte utilizadas como itens de decoração atraem olhares e deixam qualquer ambiente sofisticado e elegante. Pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, obras de arte e até mesmo Giglèes (impressões artísticas em alta resolução sobre superfície semelhante à tela tradicional), têm ganhado espaço nas residências e refletindo a personalidade do morador. Leve em conta que  ao escolher uma obra para exibir em casa, ela passará a fazer parte do seu dia a dia.

Mas quando se fala no uso de obras de arte na decoração de ambientes, muitos ainda pensam que o custo inviabiliza a utilização, mas a boa notícia é que hoje em dia já é possível encontrar peças a preços razoáveis. Existem excelentes artistas nacionais com trabalhos acessíveis e as boas galerias são o caminho mais curto para descobri-los.

É natural ficar perdido na hora de decorar o ambiente em meio a essa variedade de obras, cores, tamanhos e estilos. Por isso, separamos algumas dicas simples para te ajudar a fazer boa decoração.

  • obra-sala-estarSala de Estar: No caso de quadros grandes colocados acima do sofá, o objeto decorativo deve estar alinhado e centralizado com o móvel, deixando distância de 20 centímetros entre o encosto e o limite do objeto. A imagem da obra pode ser discreta ou pode conter cores fortes e vibrantes para destacá-la. Na decoração contemporânea, destaque para o estilo abstrato, geométrico, construtivista ou obras figurativas, especialmente em ambientes clássicos e tradicionais. Fotografias em preto e branco ou de paisagens também são empregadas.

obra-sala-jantar

  • Sala de Jantar: Esculturas de parede, alinhadas ao comprimento da mesa de jantar, ou obras de arte, como telas e Giclèes, são excelentes opções. Combine cores da obra ou temática fotográfica utilizada com as cores usadas na decoração da sala de estar para criar identidade no ambiente, já que ambas as ambientações geralmente são integradas. Outra boa maneira é colocar quadros ou fotos logo acima do aparador para completar a decoração.
  • Corredor: Esse espaço pede obras de arte na decoração com desenhos delicados, emoldurados com vidro e que aproveitam a transparência para mostrar leveza da textura do papel utilizado como suporte. O aparador também pode ser usado para caprichar no visual.
  •  obra-quartoQuarto: Preste muita atenção na tonalidade das peças de arte antes de enfeitar o dormitório. Elas devem ser suaves e relaxantes, uma vez que as cores fortes e vibrantes podem deixar o ambiente carregado. Opte por telas com tons neutros, pastéis, cores frias, fotografias em preto e branco ou tonalidades relaxantes. Caso a opção seja por telas coloridas, o ideal é que sejam menores em relação às obras usadas na decoração da sala de estar.
  • Banheiro: Este espaço combina perfeitamente com aquarela de formas simples e fortes, que criam contraste com azulejo ou a cor das paredes, deixando o banheiro mais agradável e criativo.
  • Home Office: Uma boa maneira de decorar esse cômodo com arte é utilizar painéis e telas grandes com cores que alegrem o ambiente.

Além da escolha da obra de arte ideal para cada cômodo da casa, é preciso prestar atenção na iluminação, no estado de conservação e na limpeza dos itens decorativos. Caso contrário, sua escolha irá por água abaixo.

  • obra-corredorIluminação: A luz pode valorizar ou distorcer as obras de arte. Portanto, procure saber qual efeito deseja obter para aquele ambiente. Uma iluminação difusa poderá alcançar maior número de peças, uniformizando o ambiente, enquanto uma iluminação focada pode ser usada para destacar determinadas peças. Na hora de escolher as lâmpadas, atenção à emissão de raios UV, geração de calor e reprodutibilidade de cor.
  • Conservação: Fique atento em relação à incidência de luz solar diretamente sobre as obras de arte. O sol pode desbotar e danificar as peças de arte. Fuja também da umidade. O ideal é mantê-las em locais arejados, de preferência distantes das paredes com infiltrações ou da instalação hidráulica.
  • Limpeza: Verifique quais produtos de limpeza podem ser aplicados, de acordo com o material de que é feita a obra. Usar pano de algodão seco é uma das melhores sugestões para limpar a obra sem danificá-la.

Revista Condomínios & Residências 

novembro/2016