FÉRIAS COM CRIATIVIDADE E BAIXO CUSTO!

KIDS 5As férias estão aí e as crianças já começam a imaginar como serão os 30 dias de descanso e de muita diversão. Esse período de recesso escolar é mais do que um momento longe dos estudos, ele é uma excelente oportunidade para sair da rotina e aproximar pais e filhos, fortalecendo a relação familiar por meio de experiências agradáveis que certamente serão inesquecíveis.

Mas em tempos de desemprego, crise financeira e preços para lá de inflacionados, como ser criativo para poder desfrutar as férias de um jeito gostoso e sem gastar muito dinheiro?

Esqueça televisão, videogame ou computador. Para que você possa aproveitar esse momento da melhor maneira com a criança, selecionamos algumas opções de atividades que certamente garantirão férias inesquecíveis, proveitosas e econômicas.

 

Para fazer dentro de casa

  • KIDS 2Festa “Julhina”: Tudo bem que a festa junina é comemorada em junho, mas nada impede que você faça grande arraial. Reúna todos os amigos do seu filho e peça que cada um traga um prato típico (doce ou salgado) e bebida (suco ou refrigerante). Fique apenas responsável pela decoração do ambiente (bandeirinhas de chita, balõezinhos pendurados e fogueira, mesmo que este seja artificial). Não se esqueça de impor limites. Assim, você evita bagunça e fica livre de ter que lidar com reclamações dos vizinhos.
  • Mini-Chef: Fique sabendo que levar a criança à cozinha para colocar as mãos na massa é bagunça na certa, mas será uma experiência interessante para ambos. Escolha receitas simples e gostosas para despertar o interesse da criança pela cozinha. Pizza, pão de queijo, gelatina, cachorro-quente e salada de frutas são excelentes opções. Você ainda pode aproveitar a ocasião para ensinar questões como higiene, perigos do fogo e das facas, além da necessidade de ter um adulto sempre ao lado.
  • Festa do Pijama: Se há uma festa que toda criança jamais esquecerá é a festa do pijama com os amigos. Entretanto, antes de organizá-la, deve-se atentar para alguns detalhes. Realize o evento preferencialmente num sábado, já que o dia seguinte dá para todos dormirem até mais tarde. Se quiser diversificar, aposte em filmes com muita pipoca, contação de histórias e jogos infantis. Não se esqueça de separar almofadas e travesseiros velhos para a famosa guerrinha.
  • Cine caseiro: Excelente opção para dias frios ou de chuva. Deixe que os pequenos escolham os filmes. Em seguida, espalhe almofadas, travesseiros e cobertores deixando tudo bem confortável. Prepare suco de frutas ou um saboroso chocolate quente. Para convidar alguns amigos, sugira que eles façam ingressos para entrada do cinema, estimulando a criatividade da criançada.

 

Para fazer fora de casa

  • KIDS 6Piquenique: Fazer piquenique não exige muito trabalho e é bem econômico. Separe uma toalha para forrar o chão e colocar os alimentos. Leve frutas, sanduíches, água e sucos. Coloque roupas frescas e confortáveis nas crianças. Não esqueça câmera fotográfica, protetor solar e repelente.
  • Parques: O bom e velho parque público é uma das atrações mais visitadas durante as férias. No espaço é possível realizar inúmeras atividades, como: correr, pular, jogar bola, andar de bicicleta, skate ou patins. Assim como na dica para piquenique, não esqueça de levar a câmera fotográfica, protetor solar e repelente.
  • Programação cultural: Durante as férias, existem várias atrações culturais com ingressos baratinhos ou até mesmo gratuitos que, além de serem atividades educativas, podem render uma boa diversão. Procure ficar por dentro da programação da cidade, assim você estará ciente do que acontece na cidade durante o período de recesso escolar. Circo, teatro, cinema, biblioteca, museu, planetário, zoológico, jardim botânico e centro histórico de São Paulo não podem ficar de fora do seu roteiro.
  • Visita em asilos, ONGs ou abrigos: Programação diferente, mas que certamente atrairá a atenção da criança e colaborará no desenvolvimento de princípios e valores.

 

Revista Condomínios & Residências 

julho/2016