Apartamentos pequenos e bem resolvidos

AP 1Seja por passar pouco tempo em casa ou, simplesmente, por questões de praticidade na hora de organizar o ambiente, muitos brasileiros têm optado por apartamentos pequenos, de preferência com um ou dois dormitórios. Modelos entre 30 e 50 metros quadrados estão em alta no mercado imobiliário. Essa nova tendência é reflexo da mudança do perfil demográfico do país. Enquanto as gerações anteriores pertenciam a famílias numerosas, hoje, a quantidade de filhos diminuiu. Além disso, surgiram novos públicos: estudantes, solteiros, recém-casados ou divorciados.

Além da praticidade, uma das grandes vantagens de um imóvel compacto é a capacidade de unir diversos ambientes em um único espaço, como sala de estar e sala de jantar, cozinha e sala, entre outras combinações. Por outro lado, a decoração torna-se uma tarefa difícil. Sabe-se que cores claras, de preferência nas paredes, piso, teto e móveis tornam os ambientes mais descontraídos. Porém como transformar os cômodos mais confortáveis, com boa fluidez e amplitude? Para você que está em busca de inspirações para decoração, trouxemos ideias simples e interessantes que podem te ajudar. Confira!

AP 5• Sala: Utilize apenas um sofá de três lugares, uma poltrona ou dois pufes. Isso facilitará a organização e a circulação no ambiente. Além disso, opte por móveis planejados, flexíveis e leves. Esqueça o tradicional rack para acomodar a televisão. A melhor opção para ganhar espaço é embuti-la na parede. Na janela, ouse em colocar cortina fina para deixar a luz natural entrar e passar a sensação de amplitude. Evite muitos objetos decorativos, como quadros, na parede. O bom senso sempre deve prevalecer, e neste caso, não deve ser diferente.

AP 3• Cozinha: Assim como nos demais cômodos, a cozinha passou por modificações nas metragens para se adequar a nova tendência do mercado imobiliário. A solução encontrada por muitos arquitetos foi incorporá-la à sala, a famosa cozinha americana. Para passar a sensação de espaço maior tanto para cozinha quanto para a sala, feche o restante do balcão, que divide a cozinha e a sala, com vidro transparente. Invista em armários feitos sob medida e com boa organização interna. Eletrodomésticos embutidos, os famosos cooktops (fogões de mesa que não ocupam muito espaço e são fáceis de limpar) e a mesa de jantar fixa na parede são boas soluções existentes.

AP 8• Quarto: O espelho continua sendo a melhor opção para passar a sensação de amplitude, seja na cabeceira, nas paredes ou nas portas do armário de correr. Caso não haja espaço para closet, improvise araras em uma estrutura aberta. Assim como na sala, fixe a TV na parede. Instale prateleiras e nichos que possam te auxiliar na hora de organizar os pertences. Invista em tonalidades claras nas paredes e deixe o colorido para itens decorativos. Isso reforçará o efeito de um ambiente confortável e maior.

AP 9• Banheiro: Aposte em ganchos, suportes ou estantes para economizar espaço e organizar acessórios. No caso de bancadas de profundidade reduzida, onde não cabe uma cuba inteira, opte por cubas de semi-encaixe. Use espelho com spots de luz de lâmpadas dicroicas com foco direcionado. Já o box deve ser de vidro transparente para passar a impressão de espaço maior. Paredes revestidas com pastilhas de vidro coloridas dão um toque final no visual. Recado dado!

• Área de serviço: Este cômodo também necessita de carinho especial. Colocar prateleiras é um ótimo recurso para economizar espaço e ainda deixar a lavanderia mais organizada. Tanque embutido também é uma boa solução, uma vez que é possível guardar produtos de limpeza embaixo dele. Revestir paredes ou somente a área do tanque dá um charme a mais ao cômodo. Novamente opte por móveis planejados, mas desta fez revestidos com fórmica.

AP 2• Varanda: Por fim, chegou a vez da charmosa varanda. Com estilo gourmet, pequenas ou espaçosas, as varandas dão um toque especial ao ambiente. Por isso, sugerimos uma mesinha redonda com duas poltronas de vime para receber os amigos ou cadeiras dobráveis para a leitura de um bom livro ou mesmo para relaxar. Você também pode criar um espaço exclusivamente para as plantas, com muitos vasos ou jardim vertical. Quadros e acessórios rústicos contribuem para dar vida e um toque final ao ambiente.

Revista Condomínios & Residências 

abril/2016