Mauá entrega reforma de UBS do Jardim Zaíra 1

MODELO INTERNOA Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Zaíra 1, em Mauá, mudou de cara. Ontem o prédio foi entregue com nova recepção, 11 consultórios reformados, ampliação da sala de odontologia, banheiro com acessibilidade, fraldário, brinquedoteca e adaptação das salas de acolhimento, da comunidade e de procedimentos. Desde 1979 o local, que recebeu pintura geral, não passava por grandes reparos.

A UBS do Jardim Zaíra 1 conta com 65 funcionários e assiste uma população de aproximadamente 19 mil moradores. Em média, cerca de 400 pessoas passam diariamente pelo local a fim de receber algum tipo de atendimento, seja médico, odontológico ou de enfermagem.

O investimento faz parte dos R$ 8 milhões pleiteados pelo governo municipal junto ao Ministério da Saúde, em 2013, para o custeio das melhorias nas 23 UBSs da cidade.

O prefeito Donisete Braga (PT) vistoriou e elogiou a reforma. “Além de recuperarmos a estrutura existente, proporcionamos melhor qualidade no atendimento e conforto aos pacientes.”

A doméstica Fátima Lourenço da Silva, 54 anos, mora em frente à UBS há quatro anos. “Passarei a utilizá-la com todo prazer”, afirma.

Já o aposentado Rubens Osni Alves, 71, é um dos primeiros moradores do Zaíra 1. Ele mora há 44 anos no bairro e diz que “em tempos de crise na saúde pública, seu bom funcionamento é fundamental para todos.”

As próximas unidades a serem entregues são: Paranavaí, Flórida, Jardim Mauá, Vila Carlina e Primavera. Já as UBSs do Jardim Oratório e do Jardim Itapark ganharão novas sedes.