Gasolina x Diesel: Quais as diferenças?

GASAntes de realizar a compra de um veículo, costumamos levar em consideração aspectos fundamentais como: valor do carro, modelo, ano, mecânica, e estado de conservação. Mas em meio aos constantes reajustes do Governo Federal nos preços de venda do combustível, o tipo de motor é outro item que deve ser olhado com carinho, já que ele pode fazer toda a diferença no seu bolso. Qual é o mais vantajoso: motor à gasolina ou a diesel?

Gasolina x Diesel

O veíCAMINHONETEculo à gasolina é desenvolvido para transitar em áreas metropolitanas e que dificilmente passe por terrenos muito acidentados. Esse perfil preza performance, aceleração, retomadas suaves e não produz muito barulho. Já o modelo diesel, por exemplo, é destinado a pessoas que adoram colocar o pé na estrada e percorrer grandes distâncias em rodovias ou enfrentar estradas de terra. É o carro ideal para quem não abre mão de torque, durabilidade, robustez, valorização de mercado e capacidade para transportar cargas pesadas.

Vantagens x Desvantagens

DB2011AU00900Motores à gasolina tem seu arranque na combustão mais eficiente, aquecendo o motor de maneira rápida, inclusive em locais de baixa temperatura. Outro ponto positivo é que alguns aditivos da gasolina conseguem limpar o motor, mantendo sua integridade e ampliando a vida útil. Sua principal desvantagem é a grande emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa no Brasil, que contribui para o aquecimento global.

Já os motores diesel são até 30% mais econômicos que motores à gasolina e mais de 40% quando comparados aos flex, com uma média de consumo que pode chegar até 25 quilômetros por litro num trânsito urbano. Quando se fala do preço cobrado nas bombas, o diesel é mais barato e vantajoso. Na hora da revenda, os carros com motores exclusivamente derivados do petróleo também saem na frente por terem uma maior procura no mercado. Por outro lado, o valor do veículo costuma ser mais caro e, para equilibrar o investimento, você deve andar perto dos 10 mil quilômetros por mês para compensar o valor gasto. O motor tem boa durabilidade, mas, quando necessitar de uma retífica, saiba que será mais caro em relação a carros movidos à gasolina. O seguro é 20% mais caro. Os carros a diesel mais baratos e econômicos do país estão na faixa de R$ 71 mil e R$ 162 mil.

História
CARROS ANTIGOSNo Brasil, carros de passeio a diesel estão proibidos para comercialização desde 1976. Nosso país é único no mundo com essa restrição. Somente caminhões, ônibus, picapes (com capacidade de carga superior a 1.000 kg) e utilitários com tração 4×4 (jipes, SUVs, picapes médias e crossovers) podem usar esse tipo de motor em solo brasileiro. A lei foi criada junto com o ProÁlcool, que consistia em substituir em grande quantidade os combustíveis fósseis (derivados do petróleo) em virtude da crise do petróleo em 1973. Naquela época, o país importava cerca de 80% do petróleo que consumia. Além disso, tinha a missão de ajudar na diminuição da emissão de gases de efeito estufa e de gerar emprego e renda no campo.

Final Feliz?

SENADOREntretanto, este ano um projeto de decreto legislativo tem prometido mudar o atual cenário automotivo brasileiro, caso seja votado e aprovado pelo Governo Federal. O projeto de lei 84/2015, de autoria do senador Benedito de Lira (PP), tenta derrubar a portaria 23/1994 do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC), que perdura 39 anos, e liberar as montadoras para produzirem carros com motor diesel em condições similares às existentes em países da Europa, Estados Unidos e Japão. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Revista Condomínios & Residências

novembro/2015